Páginas

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

TRACKER

É um software de análise de imagens criado pela universidade Cabrillo College da Califórnia EUA, permite que vídeos digitais sejam estudados e que deles sejam extraídos dados sobre qualquer tipo de movimento: velocidade, aceleração, ângulos, distâncias entre outros.

Funciona da seguinte forma: um vídeo capturado por uma câmera digital seja ela uma filmadora de alta definição, uma máquina digital convencional ou até mesmo um celular, quando inserido no programa é subdividido em seus quadros. (veja postagem sobre câmeras de alta velocidade).
Neste programa é possível observar cada um desses quadros isoladamente e fazer comparações entre eles. Podemos ver quadro a quadro um dado movimento e com isso marcar as sucessivas posições do objeto. Com isso se torna viável a obtenção de dados como a aceleração do móvel, a sua velocidade instantânea. Usando as ferramentas do programa como a localização dos eixos de coordenadas é possível calcular ângulos de inclinação e a velocidade angular de algo.
O programa dispõe de inúmeras ferramentas que auxiliam a obtenção de dados para futuros cálculos e análises, uma delas é a fita métrica com transferidor onde é feita a calibração das medidas. O software faz as medições em pixels porem desejamos obter os resultados em centímetros ou metros, para isso faz-se necessária a calibração onde uma distancia conhecida no experimento real é ajustada pela régua que automaticamente será feita a conversão de pixels para centímetros ou metros.
A seguir um vídeo demonstrativo do programa em questão que será largamente usado neste projeto.



Para funcionar em seu computador este software necessita da plataforma JAVA e o player de vídeos QUICKTIME da Apple (todos gratuitos).
Links para download:

Existe um tutorial do programa disponível no site: